Já havia comentado no post diário do bebê: quarto mês que a Sofia não esta mais mamando no peito por isso a pediatra dela resolveu que deviamos iniciar a introdução alimentar dela.  Claro que eu já havia pesquisado sobre o assunto bem antes e sei que a recomendação da OMS (organização mundial da saúde) é fazer essa iniciação com 6 meses, porque os órgãos do sistema digestivo não estão prontos para digerir outros alimentos.


Mas eu acredito que cada criança tem seu tempo e suas necessidades, no nosso caso, estamos introduzindo pelo fato dela não ser mais amamentada no seio. Por conta dos engasgos que ela tem (e que diminuiram muito, graças a Deus !!) minha grande dúvida era saber se ela estava realmente pronta e pelo que vi devemos verificar algumas coisas antes de iniciar a introdução alimentar:
  1. Quando esta apoiada o bebê senta? 
  2. Ele consegue manter a cabeça erguida? 
  3. Já não tem mais o reflexo de colocar a língua para fora? 
  4. Já faz movimentos de mastigação? 
  5. Possue o dobro do peso com que nasceu? 
  6. Mostra interesse pelo que você está comendo ou pelo seu prato?
Desta lista a Sofia já atinge a maioria dos itens por isso me senti mais segura para dar as papinhas para ela. A médica liberou somente os sucos e as frutas, uma no meio da manhã e outra no meio da tarde (a da manhã ela quase nunca come pois esta dormindo ainda, mas a tarde come duas). O suco pode dar entre os horários da mamadeira.  As frutas da lista são:
  1. Melão espanhol (que é mais docinho) 
  2. Mamão papaia 
  3. Maçã 
  4. Banana caturra 
  5. Pêra
As preferidas são banana e pêra, já os sucos ela prefere o de laranja do céu que é mais doce. Não coloco açúcar, nem mel em nada, ofereço a fruta como ela é e fico observando a reação dela. A pediatra recomendou dsr por dois dias cada fruta, mas tem algumas que dei por mais dias pois ela não aceitou muito bem e agora ela come bem todas.

Com certeza essa fase esta sendo a de mais aprendizado para mim porque nunca cuidei da minha alimentação (exceto na gravidez) e agora estou tendo que conhecer, experimentar e aprender a preparar as frutas, verduras e legumes para poder oferecer o melhor para ela. Confesso não esta sendo fácil mas esta sendo prazeroso e gratificante saber que ela esta sendo bem alimentada, mesmo não mamando mais o peito.

Como esta sendo ou foi essa fase para vocês??

Beijos

4 Comentários

  1. Ah eu adoro feitas e legumes vou me divertir qdo chegar essa fase. Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa boa ;) no começo foi difícil, me senti perdida, mas agora esta tudo tranquilo. BjSb

      Excluir
  2. Oiiin! Eu estou começando a pesquisar! Mas quero todas as dicas possíveis!

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um post novinho com as minhas experiências, aguarde. Bjs

      Excluir